(2020 - Presente) - 1 Temporada
Quando a ficção quase se confunde com a realidade...
É de facto impressionante como há certas séries/filmes que, de tão atuais, nos parecem que poderíamos estar a abrir um jornal e a ler algo do género nas suas páginas.
A trama de "A Muralha" decorre em 2045 e mostra que Espanha mudou muito depois de um vírus - o noravírus - ter infectado grande parte da população 25 anos antes, em 2020. A crescente escassez de recursos naturais transformou as democracias ocidentais em regimes ditatoriais, tornando quase impossível a vida nas áreas rurais e levando a capital, Madrid, a ser dividida em duas regiões isoladas: o sector 1 (o do governo e dos privilegiados) e o sector 2 (para a população restante). Ficou com a sensação de ter ligado a televisão? Pois bem, o mais impressionante é que a série foi escrita e rodada antes do aparecimento da atual pandemia Covid-19. Não deixa de ser assustador.
A história centra-se numa família que, ao mudar-se para Madrid, fica sem a sua filha com a desculpa de o Governo tutelar o superior interesse da criança uma vez que o pai estava desempregado. A busca incessante deste pai pela sua filha leva-o a descobrir um esquema encoberto pelo Governo espanhol que muito indignará toda a população.
Confesso que apesar de até sempre ter tido contacto com televisão espanhola por motivos familiares, fiquei mais desperto para o surgimento de novas produções espanholas desde La Casa de Papel, e esta série rendeu-me por completo. O argumento é incrível, pois mesmo a parte nitidamente ficcionada nos leva por vezes a penar que tudo aquilo seria perfeitamente possível. A atualidade da temática faz com que não fiquemos indiferentes ao que vai acontecendo na série e as prestações de todo o elenco de atores é de uma qualidade incrível, de um equilíbrio que nem sempre é comum ver.
Não percam!
Sem comentários:
Enviar um comentário