(2020 - Presente) - 2 Temporadas
Quem vê séries com alguma regularidade não duvidará ao afirmar que, tirando as séries "unicórnio" que nos conseguem prender da primeira à última temporada, a maioria das séries apresenta uma ótima primeira temporada e depois vai gradualmente perdendo alguma qualidade, nuns casos mais noutros menos. Pois bem, Snowpiercer veio para contrariar este pressuposto. E não que a primeira temporada não fosse boa, mas sem dúvida que nesta segunda temporada conseguiram agarrar o público de uma forma surpreendente, que esperamos que se mantenha nas próximas.
Baseado na banda desenhada francesa Le Transperceneige, e já adaptado ao cinema em 2013 por Bong John Hoo ("Os Parasitas", Snowpiercer apresenta-se como uma distopia cuja narrativa se centra num grupo de pessoas presas num comboio sem destino que passa o tempo a dar voltas ao mundo, que ficou coberto de gelo tornando-se inabitável para os seres humanos. A crítica às desigualdades sociais, aos sistemas fascistas, repressores e totalitários não é novidade, mas sem dúvida que Snowpiercer se distingue, mais que não seja por se centrar apenas num "único" espaço físico, sem que perca qualidade ou se torne maçador.
Com uma boa narrativa já na primeira temporada, embora talvez um pouco dispersa, a segunda temporada veio para agarrar definitivamente o público, introduzindo um novo elemento - O Big Alice - comandado pelo aclamado Mr. Wilford, e que vem imprimir uma dinâmica interessante e que desperta o interesse de qualquer espetador. O elenco não fica aquém do grande argumento da série, contando com nomes de peso como Sean Ben, Jennifer Connelly ou até mesmo Alison Wright, que tem uma evolução surpreendente nesta segunda temporada. Sabemos que uma série está a fazer algo certo quando as escolhas dos personagens têm a capacidade de nos surpreender. A fotografia e a banda sonora acompanham o passo também, transportando-nos para a trama e fazendo-nos parecer que somos também um dos passageiros de "Snowpiercer e das suas 1034 carruagens de comprimento".
Resta-nos esperar, com alguma ansiedade devo dizer, pela nova temporada para saber aquilo que ficou em aberto nesta e esperar que esta qualidade continue e que continuemos a ser surpreendidos por esta que é já, a meu ver, uma das grandes séries de 2021.
Sem comentários:
Enviar um comentário