LOST / PERDIDOS

 Cinerama: LOST, Análise Completa Da Série - UniversoNerd.Net

 

(2004 - 2010) - 6 Temporadas

Uma análise distanciada de um visionamento distanciado.

Explicando um pouco este subtítulo, com Lost inauguro um conjunto de reviews a séries que já vi há algum tempo, mas sobre as quais quero muito escrever. Esta review já vem com alguns anos de atraso depois do visionamento da série que, por sua vez, já foi foi vista uns tempos depois do final oficial da série. Este aspeto penso que contribui muito para a visão que tenho da série, diferentemente de quem assistiu em tempo real.

Lost dispensa quaisquer apresentações, não só porque será sempre redutor tentar sumariar todo o conteúdo desta magnífica série, como porque mesmo quem não viu sabe pelo menos que a premissa inicial se centra naquele grupo de sobreviventes que, após um acidente aéreo, ficam presos numa ilha cheia de mistérios, que os criadores Jeffrey Lieber, Damon Lindelof e J.J. Abrams nos levam a conhecer ao longo de 6 temporadas. Será justo dizer que Lost foi a primeira série a ter um impacto gigante junto dos público mainstream, levando a coisas que hoje são perfeitamente normais para as séries de maior audiência, como a criação da sua própria "wikipédia" com todas as informações sobre a série, a grupos de discussão dos episódios em tempo real. Lembro-me de na altura ter lido algures, e mais não explorei quanto a isto, que o argumento de Lost tinha no seu intertexto mais de 500 obras literárias. Não me surpreenderia se fosse verdade.

Como mencionei acima, vi Lost cerca de 2 anos depois de já ter terminado e penso que isso acaba por influenciar a minha visão da série e conseguir apreciar certos aspetos e aceitar certas coisas que, compreensivelmente, quem assistiu me tempo real terá vivido com outra intensidade e por ventura terá mexido mais consigo. Não que soubesse propriamente o que ia acontecer, sabia apenas que o final não iria ser de todo consensual. Aliás, estava preparado para que fosse, e penso que isso jogou a favor da minha avaliação da série. 

É-me difícil fazer rankings e escolher séries, mas se de facto me obrigassem a fazê-lo Lost estaria certamente no top 5. Há qualquer coisa de investigadores sociais em nós que nos faz querer observar com atenção o instituo de sobrevivência deste grupo de sobreviventes, mas, verdade seja dita, que todos os personagens estão incrivelmente bem construídos, deixando-nos a torcer por cada um deles. Será sempre discutível se a certa altura a confusão da trama acabou por levar ao declínio da série, coisa que não acompanho, mas uma coisa Lost provou que se provou que com consistência se consegue fazer uma boa série que vive muito de flashbacks e flashforwards.

Não consigo não recomendar esta série, que já me fez muitas vezes querer voltar a assistir, e que ainda só não o fiz porque continua a haver imensas em lista de espera para serem vistas.

Vejam a série, mas vejam-na sem preconceitos e deixem-se verdadeiramente transportar para o seu maravilhoso universo. Não se irão arrepender!


Classificação (9,6):
 
Argumento - 9,5
Cinematografia - 9,5
Representação - 9,5
Caraterização -10
Banda Sonora -9,5

Sem comentários:

Enviar um comentário