(2015 - 2018) - 2 Temporadas
Sense8 é porventura um dos maiores símbolos de resiliência de uma série e de como, por vezes, as regras impostas pela ditadura das audiências podem ser quebradas.
Com uma produção quase megalómana, Sense8 é uma série que não podemos ver e dizer apenas que gostámos muito. É uma série que nos toca no coração e que da qual levamos um pouco dela para a vida, assim como parece ela ter um pouco de nós, de cada um nós. Essa é a verdadeira essência de Sense8.
Com argumento das irmãs Wachowski, produtoras de alguns sucessos como Matrix, na altura enquanto irmãos Wachowski (só esta pequena informação já explica muita coisa), Sense8 é uma produção Netflix com filmagens nos 5 continentes que acompanha o “nascimento” de um grupo de oito pessoas pertencentes a uma nova subespécie evolutiva do ser humano, o Homus Sapiens Sensorium, formado pelo polícia Will Gorski, pela hacker transsexual Nomi Marks; pelo ator mexicano homossexual Lito Rodriguez; pela empresária coreana e exímia lutadora Sun Bak; pela bioquímica indiana Kala Dandekar; pela DJ islandesa e viciada em drogas Riley “Blue” Gunnarsdóttir; pelo relutante gangster alemão Wolfgang Bogdanow e pelo motorista de autocarros africano Capheus “Van Damme” Onyongo. Estes oito personagens estão ligadas entre si sensorialmente, podendo cada um sentir tudo o que os restantes sentem, mesmo estando em partes diferentes do mundo.
Ao contrário do que vemos nalgumas séries, Sense8 não tem medo de hastear as suas bandeiras, como a luta pelos direitos LGBT, contra o racismo, a xenofobia, entre outros, sem que com isso esvazie o seu conteúdo ou lhe retire alguma qualidade ou credibilidade. Como disse acima, Sense8 é um exemplo de perseverança. Com o anunciado cancelamento da série em 2017, a Netflix viu-se confrontada com um bombardeamento de críticas vindas por várias vias que, naturalmente não abonavam a favor da empresa que, apesar de já estar em clara ascensão, precisava de continuar a ganhar terreno, tendo decidido dar um final digno à série num episódio de 2h30min. Não são muitas as séries que conseguem este feito, e isso só se consegue com um público fiel, mesmo não sendo Sense8 o maior exemplo de uma série de massas.
Não será uma série de culto, mas é certamente uma série que marca e uma série que fica, mais que não seja na nossa memória e nos nossos corações. Quem vê não fica indiferente, e arrisco-me a dizer que é difícil não adorar a série!
Sem comentários:
Enviar um comentário