GÂMBITO DE DAMA

 Gambito de Dama | Site Oficial da Netflix

(2020) - 1 Temporada

Dizer que Gâmbito de Dama é uma das melhores séries do ano de 2020 é claramente redutor, é indiscutivelmente uma das melhores séries da última década, em vários aspetos.

Adaptado do romance homónimo de Walter Trevis (e, pelo que tenho lido e ouvido, com um surpreendente nível de fidelidade), Gâmbito de Dama prende-nos ao ecrã ao contar a história da jovem  Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) que fica subitamente órfã após a mãe sofrer um acidente de viação. A sua infância torna-se ainda mais conturbada e desafiante do que já era quando vivia com a sua mãe emocionalmente instável quando vai parar a um orfanato onde vem a descobrir o maravilhoso mundo do xadrez. Beth vem mais tarde a ser adotada por um casal disfuncional acabando por sofrer uma nova perda. Não admira, portanto, que grande parte da série se centre na dualidade que coabita a sua vida, por um lado a dependência de comprimidos tranquilizantes e, mais tarde do álcool, e por outro o seu futuro enquanto a nova grande promessa do xadrez a nível mundial.

Taylor-Joy conduz o espetador de uma forma arrebatadora, muitas vezes hipnotizante, às vezes fica difícil perceber se é a câmara que a adora ou se é ela que adora a câmara. Uma coisa é certa, a equipa de realização soube muito bem tirar partido disto. Mas não é só, a banda sonora é tão imponente e tão bem conjugada com as várias cenas que nos faz sentir estar lá, ainda que seja um mero figurante a assistir aos incríveis (e por vezes infindáveis) jogos de xadrez. Esse é outro grande destaque da série - a exaltação máxima desse jogo de tabuleiro cuja complexidade quase se confunde com uma ciência e a espectacularidade com uma arte. Se o tango é sexo em chão de madeira, o xadrez não lhe fica atrás. As variadas emoções que gera nos jogadores,e também a quem está assistir, é prova disso, sendo inúmeras as jogadas de cortar a respiração.

Há pouca coisa a apontar a esta série, claro que ficará sempre sujeito a fatores intrínsecos e individuais, mas é inegável a sua qualidade. Numa altura em que o espetador está mais exigente e que já vai ficando um pouco gasto o formato de séries com longas (e por vezes penosas) temporadas, Gâmbito de Dama condensa em sete deliciosos episódios uma trama fantástica que nos deixa a desejar por mais, muito mais.

Classificação (9,5):
 
Argumento - 9
Cinematografia - 9,5
Representação - 10
Caraterização -9,5
Banda Sonora -9,5

Sem comentários:

Enviar um comentário